Também é conhecido como dogue alemão ou gigante dinamarquês, há duvidas se essa raça surgiu na Dinamarca ou na Alemanha, mas a FCI( Federação cinológica internacional) fala que veio da Alemanha. Essa raça foi criada para a caça de javalis e para a proteção de propriedades e é usado até hoje como cão de guarda.
Tem aspecto imponente, majestoso, elegante por isso tem aspecto nobre, tem boa musculatura com músculos fortes, pelagem é curta, espessa e com brilho. É um cão que cresce rápido e com 12 mêses já tem seu tamanho definitivo mas a mturidade não por isso não se deve esperar um comportamento adulto antes do tempo, é um dos maiores das raças caninas. Tem espectátiva de vida de 10 anos.
O estômago do dogue alemão é longo e sujeito à torção gástrica , que é uma das principais causas de morte da raça. É preferível evitar deixar grandes porções de comida à disposição do cão, as refeições devem ser moderadas e em horários determinados. Pelo seu grande porte, é recomendado deixar ração e água em vasilhames na altura do pescoço do animal, para evitar problemas de postura e deformação das pernas dianteiras. A água deve ser trocada com freqüência devido à salivação excessiva.